2ª Feira Literária do Vale do Ipojuca tem início nesta quinta-feira em Gravatá


Evento acontece de 7 a 10 de abril e será realizado no Parque da Cidade e no Mercado Cultural

A partir da próxima quinta-feira (07), Gravatá, no Agreste, sedia a 2ª Feira Literária do Vale do Ipojuca (Flipojuca). O evento, que se prolonga até o domingo (10), terá diversas atrações que incluem, além de literatura, música, palestras e mesas de debates. A Flipojuca é aberta ao público e todas as atrações são gratuitas. Este ano, o escritor gravataense, Admaldo Matos de Assis, será o homenageado.

O interventor de Gravatá, Mário Cavalcanti, estará presente na abertura do evento e, juntamente, com a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Daniela Alecrim, participará do painel Literatura, Turismo e Cultura em Gravatá, às 18h30, no Parque da Cidade.          

No mesmo dia, Nando Cordel, cantor, compositor, e escritor, estará autografando o livro Cordel da Vida. O lançamento da obra do cantor será às 20 horas, também no Parque da Cidade. Em seguida, Nando Cordel faz show gratuito no Mercado Cultural. Além da Prefeitura de Gravatá, o evento tem o apoio da Academia de Letras e Artes de Gravatá, Academia Pernambucana de Letras e Associação de Turismo de Gravatá. A realização é  da Editora Fliporto.

Admaldo Matos de Assis  – Nascido em Gravatá, ele é formado em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já atuou como auditor do Tesouro Estadual, foi professor de literatura e do Direito Tributário. Aos 11 anos, começou a redigir crônicas, no agreste pernambucano. Tem 16 livros publicados, entre eles, crônicas, artigos e romances.

SEXTA-FEIRA

O segundo dia da Feira Literária amanhece com a Alvorada Literária e o recital itinerante pelo município. Às 9h, portanto, haverá a apresentação do projeto social Geladoteca, na Praça do Coreto.

A programação continua com autógrafos de livros e bate papo com os autores, entre eles, Marcelo Cavancati, autor do livro Pedrinho e a chuteira da sorte e a palestra Lentes do interior: como venci a depressão, da autora Lana Valentim. Às 15h, a Cia do Lazer inicia a programação infantil da Flipojuquinha.

No mesmo dia, também haverá mesa redonda sobre Literatura das mulheres & mulheres na literatura, com Margarida Cantareli, Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho. Às 19h, a movimentação é em torno do debate 500 anos da cachaça no Brasil, com Gilberto Freyre Neto e convidados da Associação Pernambucana de Aguardente de Cana e Rapadura.

SÁBADO

A Feira de Livros terá início, mais uma vez, às 10h. À tarde, a Flipojuquinha continua sua programação infantil. Já às 15h, acontece o debate Cangaço e Volantes: Theofanes Ferraz e João Bezerra, com Geraldo Ferraz e Paulo Britto.

Às 17h, o homenageado acadêmico gravataense Admaldo Matos de Assis participa de talk show sobre Águas correm para a eternidade com o produtor Cássio Cavalcanti. Às 18h, palestrante, Antônio Campos, falará sobre o Futuro do Livro. Às 19h, mais um talk show sobre Meus romances recentes, com Raimundo Carrero.

DOMINGO

A poetisa, professora e integrante da APL, Lucila Nogueira, faz o encerramento da Feira, no domingo (10). Ela participa de debate sobre sua vida e obra com o jornalista, Schneider Carpeggiani.

O debate-recital com a poetisa acontece no Parque da Cidade, às 10h. O tema será 40 anos de poesia. Lucila é autora de diversas obras, entre elas,Estocolmo (2004), Tabasco (2009).

PROGRAMAÇÃO DA FLIPOJUCA:

Tema: Literatura, Cultura e Turismo em Gravatá, PE

Homenageado: Admaldo Matos de Assis

Dia 7 de abril, quinta

10h00 Abertura da Feira de Livros;

12h00 Almoço, Mercado Cultural, comida regional caseira;

18h30 Abertura oficial com pronunciamento do Interventor de Gravatá, Cel. Mário Cavalcanti;

19h00 Mesa Redonda: “Literatura, Cultura e Turismo em Gravatá”, com Mário Cavalcanti, Daniela Alecrim, Eduardo Cavalcanti e Vilma Monteiro;

20h00 Lançamento do livro “Cordel da Vida”, com Nando Cordel;
21h00 Show de abertura com Nando Cordel no Mercado Cultural.

Dia 8 de abril, sexta

7h00 Alvorada literária com “Recital Poético” de Bernadete Bruto, na Escola Amenayde Farias;

9h00 Apresentação da “Geladoteca”, na Praça do Coreto;

10h00 Feira de Livros;

10h00 Manhã de autógrafos, “Pedrinho e a chuteira da sorte”, livro de Marcelo Cavalcante;

11h00 Palestra, “Lentes do interior: como venci a depressão”, com Lana Valentim;
12h00 Almoço, Mercado Cultural, comida regional caseira;

14h00 Show literário, “O mundo do cordel”, com Altair Leal e convidados locais;
15h00 Início da Flipojuquinha, com Cia do Lazer apresentando programação infantil;
15h00 Mesa redonda, “Tradição da literatura pernambucana”, com Cássio Cavalcante, Lucilo Varejão Neto e Selma Vasconcelos;

16h00 Mesa redonda, “Literatura em Gravatá”, com Vilma Monteiro e seus convidados da Academia de Letras e Artes de Gravatá;

17h00 Chá literário, “Recital poético”, com Bernadete Bruto e convidados;

18h00 Mesa redonda, “Literatura das mulheres & mulheres na literatura”, com Margarida Cantareli, Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho;

19h00 Debate, “500 anos da cachaça no Brasil”, com Gilberto Freyre Neto e convidados da Associação Pernambucana de Água Ardente de Cana e Rapadura, com degustação de cachaças ao final.

Dia 9 de abril, sábado

7:00 Alvorada literária com “Recital Poético”, de Bernadete Bruto, na Feira de Gravatá;

10h00 Feira de Livros;

10h00 Manhã de autógrafos, “O pequeno príncipe em cordel”, livro de Josué Limeira;
12h00 Almoço, Mercado Cultural, comida regional caseira (sugestão da organização);
14h00 Palestra: “A recuperação do Rio Ipojuca”, com convidados do CPRH e ONG’s;
15h00 Início da Flipojuquinha, com Cia do Lazer apresentando programação infantil;
15h00 Debate, “Cangaço e Volantes: Theofanes Ferraz e João Bezerra”, com Geraldo Ferraz e Paulo Britto;

16h00 Mesa redonda, “Produção literária em Gravatá”, com Vilma Monteiro e convidados da Academia de Letras e Artes de Gravatá;

17h00 Talk show, “Águas correm para a eternidade”, com Admaldo Matos de Assis sendo entrevistado por Cássio Cavalcanti;

18h00 Palestra, “O futuro do livro”, com Antônio Campos;

19h00 Talk show, “Meus romances recentes”, com Raimundo Carrero sendo entrevistado por Arnaud Mattoso;

Dia 10 de abril, domingo

7h00 Alvorada literária, “Recital Poético”, com Bernadete Bruto na Rodoviária de Gravatá;

7h00 Livros ao léu, com Marta Arabyan, pelas praças de Gravatá;
10h00 Feira de Livros;

10h00 Encerramento com recital e talk show, “40 anos de poesia”, com Lucila Nogueira recitando e sendo entrevistada por Schneider Carpeggiani.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
top top
0
top
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol
gravatahoje

0 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: