Gravatá será primeira cidade do Brasil a transformarlixo em energia por meio da gaseificação


Expectativa é que a energia gerada abasteça todo parque elétrico público do município, acarretando em cerca de R$ 2 milhões de economia
  
A cidade de Gravatá, no Agreste pernambucano, será a primeira do Brasil a transformar lixo em energia por meio de gaseificação. O processo, cujo edital de licitação já foi lançado pela Intervenção estadual, é 22 vezes menos poluente que os métodos tradicionais. A técnica é referência em países de primeiro mundo como Alemanha, França, Espanha e Holanda.

A expectativa da prefeitura do município é que a energia gerada abasteça todo o parque elétrico público da cidade, incluindo a sede do Executivo municipal e os prédios da administração, além de escolas, hospital, unidades de saúde e praças. Isso vai acarretar em uma economia anual de cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

“Gravatá vai entrar na vanguarda da produção de energia mundial, aplicando uma técnica semelhante aos países de primeiro mundo. O processo, além de ser mais limpo e sustentável, também é muito representativo do ponto de vista da gestão, pois resultará em uma significativa economia para erário. Nossa cidade servirá de exemplo para o Brasil em boas técnicas de gestão sustentáveis”, argumentou o gestor de Gravatá, Mário Cavalcanti.

Outra vantagem do processo de gaseificação, segundo o interventor, é a diminuição do volume de lixo do aterro público, consequentemente aumentando a sua vida útil. “O problema do lixo em Gravatá motivou oito dos 14 pontos elencados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para afastar o prefeito e pedir a Intervenção. É nosso dever ajustar a administração desse segmento”, pontuou Cavalcanti.

PROCESSO – O processo de produção de energia por meio da gaseificação leva poucos minutos. O lixo coletado nas ruas vai para o aterro. Do aterro, ele será transportado para as câmaras de gaseificação. Nesse espaço, os gases produzidos vão direto para o grupo moto gerador, se transformando em energia. Por fim, essa energia segue para a rede pública, abastecendo o parque elétrico municipal.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
venceu venceu
0
venceu
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format