Parceria entre Prefeitura de Gravatá e Sebrae oferece oficina para inovação do artesanato local


Bonequinhas da Sorte de Gravatá serão utilizadas em novos produtos sem perder a originalidade

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Gravatá e o Sebrae oferece aos artesãos da cidade, localizada no Agreste, a oportunidade de participar de oficinas para a inovação dos produtos que já são a cara do município. O objetivo é que, com um olhar diferenciado, se consiga alavancar ainda mais a produção e vendas deles. As bonequinhas da sorte, por exemplo, recebem um novo visual e compõem novas peças.

Os artesãos de Gravatá irão expor os produtos na XVII Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), no próximo mês, em Olinda, na qual terão a oportunidade de lançar, em um stand exclusivo do Sebrae, as novas peças produzidas com as bonequinhas da sorte.

Na manhã desta sexta-feira (10), estiveram reunidos na Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, as artesãs que produzem a bonequinha da sorte, o representante dos trabalhadores de madeira, do Círculo Operário de Gravatá, representantes do Sebrae. Na ocasião, discutiram a forma de exposição do produtos na Fenearte e a produção deles.

 “O objetivo deste encontro é mostrar os artesãos que é possível criar novos produtos sem perder a originalidade e, desta forma, aumentar as vendas e produção. Esta ação visa valorizar ainda mais a bonequinha da sorte que, em Gravatá, é um produto que leva o nome do município para o mundo inteiro”, destacou a secretária executiva de Turismo, Priscylla Lopes.

A gestora do Projeto de Turismo, Cultura e Artesanato do Sebrae, Maria Marisete, explicou como acontece a consultoria e o apoio aos artesãos de Gravatá. “Para esta nova coleção, os artesãos contam com o nosso apoio, sem custo. Estamos em contato com os produtores desde maio e a consultoria será realizada até o mês de julho. Nós mostramos as oportunidades e condições de inovação e criação de novos produtos. Com a ajuda de especialistas, a exemplo do profissional de designer, fica mais fácil criar”, disse.

Com um olhar específico para a criação de novas peças artesanais, com foco na matéria prima da cidade, o consultor de designer do Sebrae, Gilson Miranda falou como acontece o processo de criação. “O primeiro passo para a criação, foi ouvir os produtores e quais as necessidades que eles tinham para inovação. Então, observamos que a bonequinha da sorte era comercializada de forma isolada”, disse ele, ao destacar que foi pensado em utilizar a madeira, por ser um material que, também, é produzido na cidade. “Além disso, pensamos também no custo, para que a produção tenha um baixo valor e que possa ser comercializado de forma que qualquer pessoa possa adquirir”, enfatizou.

Para a artesã, Adiene Lino do Nascimento, esta ação é de grande importância e motivo de alegria para o grupo. “Nós precisávamos desse ‘empurrãozinho’ para criar novos produtos e, assim, aumentar a nossa renda. Eu trabalho com a confecção das bonequinhas há dez anos e, por falta de conhecimento técnico, não sabia usar meu produto em uma nova peça. Tenho certeza que será um sucesso. Estou apostando nisso”, disse a produtora que tem como a bonequinha da sorte a sua principal fonte de renda.

Fotos: Ednaldo Lourenço / Divulgação

Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
venceu venceu
0
venceu
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format