Mais de 120 gravataenses são beneficiados com cirurgia de Catarata


A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá e a Fundação Altino Ventura

Uma parceria que beneficia centenas de pessoas em Gravatá, no Agreste, está acontecendo esta semana na cidade. É que a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria municipal de Saúde, e em parceria com a Fundação Altino Ventura, está oferecendo aos moradores cirurgia de Catarata. Com a ação, cerca de 120 procedimentos começaram a ser realizadas e seguem até o próximo sábado (18). Nesta quinta-feira (16), o interventor do município, Mário Cavalcanti, esteve no Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa, no bairro Nossa Senhora das Graças, para acompanhar a iniciativa.

Na unidade móvel (ônibus) da FAV, que contém um bloco cirúrgico, as cirurgias têm duração de 20 minutos. Depois do procedimento, os pacientes recebem alta e voltam para a primeira revisão após 24 horas.

Antes de passar pela cirurgia, os pacientes participaram de uma triagem com a equipe da FAV, no mês de abril. A iniciativa desta ação foi uma solicitação da Secretaria de Saúde de Gravatá que, no dia 18 de março, encaminhou um ofício para a Fundação.

“O serviço é de muita importância e temos muita gratidão em poder oferecer esse gesto de humanidade para a população de Gravatá, por meio desta parceria com a Fundação Altino Ventura. São pessoas que não teriam condições de se deslocar para tentar realizar a cirurgia. Eu fico emocionado em poder contribuir com a devolução da visão para tantas pessoas”, destacou.

Na ocasião, os estudantes da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, acompanhados pelo professor de física, Danilo Farias, visitaram a estrutura montada e conheceram como funciona o procedimento realizado pela FAV. Luiz Allan Mello, estudante do segundo ano do Ensino Médio, falou da experiência vivenciada. “Eu nunca tive a oportunidade de conhecer de perto esse trabalho. Foi possível entrar na unidade móvel e conhecer todos os procedimentos. É um trabalho muito bonito que me deixou emocionado em saber que aqui os pacientes têm um serviço totalmente de graça e que contribui na melhoria da visão dessas pessoas que, na maioria, sã idosos”, enfatizou.

CIRURGIA DE CATARATA – Também conhecida como Facectomia, a doença é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco. O cristalino é uma lente transparente existente nos olhos. Com o passar dos anos, e devido variações metabólicas das fibras do cristalino induzidas, principalmente, pela radiação ultravioleta, essa lente natural perde a transparência ficando opaca, amarelada. A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia, a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética, chamada lente intraocular, responsável pela recuperação da transparência. A cirurgia é feita sob anestesia local e o paciente não precisa dormir no hospital (internação de curta permanência ou internação-dia).

Fotos: Ednaldo Lourenço / Divulgação

Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
venceu venceu
0
venceu
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format