As famosas fazendas de criação de cavalos deram a Gravatá um charme especial.
A cidade desponta para o turismo eqüestre, com a criação de trilhas e abertura dos haras.
A paixão por cavalos impressiona em Gravatá. São mais de 100 haras espalhados por todo o município e muitos deles estão com suas porteiras abertas para o público em geral, incentivando o turismo eqüestre.
Por este motivo, o município de Gravatá, junto com a Federação da Agricultura de Pernambuco e o Sebrae, numa iniciativa pioneira no Nordeste, criaram sete opções de trilhas eqüestres, onde se pode interagir com a natureza e apreciar a rica e exuberante paisagem da Serra das Russas.
As sete trilhas da Montanha, da Serra da Limeira, da Estrada Velha de Chã Grande, do Vale do Cauá, do Caroatá, da Bela Vista e do Rio Ipojuca são sinalizadas, com diversos graus de dificuldade e extensões variadas. Algumas podem ser feitas tanto durante o dia, quanto à noite, acompanhadas por guias.
Artur Duarte, um dos grandes apreciadores de cavalos, foi um dos criadores da região que abriu seu haras para o público visitar e participar das trilhas eqüestres. Localizado na Fazenda Sampaio, o Haras Vale das Acácias tem um cenário de Velho Oeste e todo um clima dos filmes estrelados pelo astro americano John Wayne. No Vale das Acácias, 30 cavalos de raça treinados estão aptos para fazer os passeios pelas trilhas com o acompanhamento de guia ao longo de todo o percurso.
Há cavalgadas ecológicas, trilhas nas montanhas de Gravatá e cavalgadas ao luar. O haras está aberto ao público de quinta a domingo e os passeios têm duração de uma hora e meia.
Aproveitando o impulso na movimentação que a cidade de Gravatá vem tendo com o turismo eqüestre, o Hotel Villa Hípica vem com um diferencial no empreendimento, o funcionamento, dentro de sua área, do Centro Hípico, filiado à Federação Eqüestre de Pernambuco. Tanto os hóspedes do hotel, quanto os turistas, moradores da região que admiram as atividades com cavalo e os atletas do esporte podem desfrutar da completa estrutura do empreendimento.
O Centro Hípico também funciona como um local onde as pessoas podem se aproximar mais dos animais e da natureza, oferecendo aos visitantes passeios a cavalo, de charrete e escolinhas de hipismo.
Atividades desta natureza são comuns nos hotéis da região. O Hotel Fazenda Portal de Gravatá oferece a seus hóspedes o sossego da fazenda com o conforto de um grande hotel. Nele, há passeios de charrete, a cavalo e a criançada ainda pode brincar com ovelhas e cabras e participar de diversas atividades recreativas.
Adaptado de texto do DN
0 Comments