Foi dado início na manhã desta terça (19) as atividades do Programa Saúde nas Escolas, que tem como objetivo levar palestras educativas e avaliação clínica, odontológica, oftalmológica, nutricional e física para alunos de escolas municipais.
O programa é pactuado com o Ministério da Saúde e realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde. Ao todo são doze atividades que visam melhorar as condições de saúde do estudante e otimizar sua capacidade de aprendizado, são elas:
*Atualização Vacinal dos estudantes;
*Alimentação Saudável;
*Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
*Avaliação de Saúde Bucal e aplicação de Flúor;
*Saúde Ocular e identificação de possíveis sinais de alteração;
*Avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração;
*Prevenção de Violência e dos acidentes;
*Identificação de sinais de agravo de doenças de eliminação;
*Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
*Realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer;
*Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
*Prevenção de DST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo.
As ações serão estendidas para outras escolas da rede municipal, os profissionais das Unidades de Saúde localizadas nos bairros farão o atendimento. Os alunos que forem identificados com algum problema de saúde, serão encaminhados para o tratamento adequado.
0 Comments