Com o objetivo de tornar os guardas municipais aptos para o uso de armas de fogo, para garantir o reforço da segurança pública, a Prefeitura de Gravatá promoveu neste domingo (25) uma capacitação para a categoria, através da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, em parceria com a Polícia Civil.
O curso, que foi realizado no Centro de Apoio Policial (CAP), localizado na fazenda São Pedro, em Campininha, zona rural de Gravatá, teve a participação de vinte guardas. Nos próximos meses, mais vinte terão a capacitação, para que toda guarda municipal se adeque ao porte e ao uso legal de armas.
Participaram da aula, também, o Comandante da Guarda Municipal, Paulo Vilar, e o Corregedor André Paiva.
O Subcomandante, João Evangelista Amaral, fala da importância do porte funcional de arma para a atuação da classe.
“É importante ter o porte de arma, porque é nosso instrumento de trabalho. Nós não temos como oferecer segurança à população sem nos proteger. Então, precisamos do porte para exercer nossa atividade e proteger a sociedade”, falou.
Um convênio entre a prefeitura e a Polícia Federal será realizado para que seja autorizado o uso do porte funcional pelos guardas do município.
O treinamento foi autorizado legalmente pela Polícia Federal e as aulas foram ministradas por instrutores da polícia civil.
Os guardas municipais são autorizados a usar o porte de arma de fogo, conforme previsto na Lei Nº 13.022, liminar concedida pelo Ministro Alexandre Morais.
Gravatá Hoje
0 Comments