SAÚDE Campanha de castração de animais: Prefeitura realiza mais uma ação nesta quarta-feira (05)


A Prefeitura de Gravatá, através da Vigilância Sanitária, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – (UFRPE), está realizando nesta quarta-feira (05) mais uma ação gratuita da campanha de castração de cães e gatos no município. Cerca de 70 animais estão sendo castrados na Escola da Serra.

Essa é a terceira edição da campanha de castração de 2018. O intuito é garantir o controle da natalidade, tanto de gatos, quanto de cães. Desta vez, os cuidados estão sendo voltados exclusivamente para os felinos, para evitar a “esporotricose” (doença transmitida pelos gatos) no estado de Pernambuco. A doença, que é transmitida pelo fungo “Sporothrix schenckii” pode assolar tanto os gatos, quanto pode ser transmitida ao ser humano. A medida é uma forma de evitar a proliferação desenfreada dos animais, como também, é uma forma de prevenção do surto no município.

O Secretário Executivo da Vigilância Sanitária, Carlo Romero explica sobre os cuidados com os gatos e a importância da castração.

“É necessário que tenhamos um controle de natalidade dos animais para a segurança deles e das pessoas. Com a castração, nós também conseguimos evitar o aumento de animais nas ruas. Essa iniciativa do Prefeito Joaquim Neto tem contribuído bastante com os animais e moradores”, falou.

O projeto conta com a atuação de mais de 60 alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UFRPE. O intuito da campanha também é contribuir com a formação prática e acadêmica dos estudantes. A aluna do 7° período, Ozana Gomes, comenta sobre a oportunidade de estar atuando no projeto.

“Na universidade, nós temos aulas teóricas e aqui podemos colocar em prática tudo o que aprendemos. É uma oportunidade de nos prepararmos para o mercado e de contribuir com esta ação. A prefeitura disponibilizou uma ótima estrutura para nós e contribuiu com o nosso aprendizado”, disse.

Diversos moradores estão seus bichinhos para realizarem o procedimento. Suzana de Souza levou duas de suas gatas para que a cirurgia fosse realizada e falou o que achou do procedimento.

“Estou muito satisfeita e feliz por ter conseguido castrar minhas gatas. Sei da importância dessa cirurgia. Os médicos estão fazendo um ótimo atendimento”, disse.

Os donos de gatos interessados em realizar o procedimento cirúrgico ainda podem se dirigir ao local com os animais.

Cuidados intensivos com os animais

Ainda pensando no bem-estar dos animais de grande porte da zona rural do município, a Prefeitura de Gravatá está realizando visitas com especialistas para auxiliar os produtores do campo nos cuidados e reprodução dos animais.

Gravatá Hoje


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
venceu venceu
0
venceu
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol
gravatahoje

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format