Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais participaram de uma formação continuada nesta terça-feira (25)


Nesta terça-feira (25), os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participaram de uma formação continuada no auditório da Secretaria de Educação. O objetivo foi propor uma discussão sobre as práticas de ensino, o material didático e suas relações com a adequação aos currículos propostos pelo estado e que direcionam o trabalho pedagógico destas etapas de ensino.

“Hoje, nós formamos uma roda de debates para analisar quais são as relações que os materiais didáticos apresentados pelos professores mantêm com o Currículo de Pernambuco para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, pudemos verificar de forma prática a adequação desses materiais às competências e habilidades exigidas nesses documentos, para construirmos uma educação cada vez mais significativa. Além disso, os professores construíram jogos para facilitar o trabalho da oralidade e da escrita das crianças em sala de aula”, explicou Alexsanda Mary, Diretora de Ensino da Secretaria de Educação e formadora do dia.

Ao todo, 58 profissionais da rede participaram da capacitação. A professora do 1° Ano da Escola Jesus Pequenino falou sobre a produtividade e sobre a importância do encontro.

“Essa é a terceira formação da qual participo esse ano, mas é a primeira com essa temática. Aqui, temos uma conversa com os professores e isso faz com que o aprendizado, a partir desse contato, seja ainda mais valioso. É necessário nos atualizarmos quanto aos conteúdos e aos objetivos de ensino exigidos pelo currículo e pelos documentos oficiais”.

A professora da Educação Infantil, Cláudia Pontual, da Escola Manoel Alves, localizada no sítio Limeira, também participou e comentou sobre suas impressões quanto ao encontro.

“Essas formações são muito ricas. Aprendemos a cada vez que nos reunimos. Aqui, temos a oportunidade de aperfeiçoar nossas práticas pedagógicas, tanto a partir da experiência do outro, quanto a partir das teorias de ensino que são discutidas. Conhecer bem o currículo que norteia a nossa prática é indispensável para a realização de um bom trabalho”.

O município de Gravatá adota os currículos elaborados pelo estado de Pernambuco, documentos que contêm os conteúdos e as orientações básicas para o alcance de objetivos de ensino, através do desenvolvimento de competências e habilidades para cada etapa de ensino. A Educação Infantil compreende crianças de 0 até cinco anos de idade, enquanto que os Anos Iniciais do Ensino Fundamental compreendem as crianças a partir dos seis anos e correspondem do 1º ao 5º Ano de escolarização.

Para saber mais, confira os documentos:

Currículo da Educação Infantil
Currículo do Ensino Fundamental 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
venceu venceu
0
venceu
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol
gravatahoje

0 Comments

Deixe uma resposta

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
%d blogueiros gostam disto: