Exposição fotográfica em homenagem aos 80 anos da Escola Capitão José Primo de Oliveira emocionou o público nesta quinta (05)


A noite desta quinta-feira (05) foi marcada por muita emoção e boas memórias. Em comemoração aos 80 anos da Escola Capitão José Primo de Oliveira, primeira unidade de ensino da rede municipal de Gravatá, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, realizou uma exposição fotográfica que contou a história da instituição. O evento, que foi realizado no Memorial de Gravatá, contou com a presença do prefeito, autoridades municipais, além de antigos e atuais estudantes e professores da escola.

“O evento teve o grande significado de relembrar aos gravataenses, principalmente aos jovens, a construção dessa história, com o auxílio de personalidades importantes para a nossa cidade. São 80 anos de funcionamento da Capitão José Primo e foi muito emocionante ver a alegria que cada um demonstrou aqui ao relembrar sua própria história ao ver as fotografias expostas,” enfatizou o Prefeito Joaquim Neto.

Com imagens antigas que registraram momentos importantes da instituição, organizadas em linha cronológica, a exposição trouxe registros de personalidades gravataenses que contribuíram para o desenvolvimento da unidade, ao longo de sua existência. Esse foi o caso da atual Presidente da Academia de Artes e Letras de Gravatá, Maria Célia Soares, que foi aluna, ex-professora e ex-diretora da escola.

“Quando somos professores, temos muito amor pela educação. Eu tive a felicidade de participar da história da Capitão José Primo trabalhando por essa escola tão representativa na nossa sociedade. Perpetuar a história é muito importante e emocionante para nós que fizemos parte dessa instituição tão querida,” registrou Célia.

“É um privilégio estar presente num dia tão especial pra minha escola como esse. Meus tios foram estudantes de lá, como eu sou hoje. Então, essa escola faz parte da história da minha família também e tenho muito carinho por ela,” disse Marcos Janailton, aluno da Educação de Jovens Jovens Adultos da escola.

A Secretária de Educação, Iris Dias, prestigiou o evento e fez questão de ressaltar o grande objetivo da exposição.

“Hoje, trouxemos à tona a identidade das pessoas que construíram a história da Escola Capitão José Primo, através das memórias. O grande objetivo da noite de hoje foi o de preservar a identidade de um povo e de celebrar um marco histórico tão importante,” explicou.

O acervo fotográfico foi cedido por Bosco Farias, poeta, escritor e também ex-aluno da unidade. O poeta é também filho de Marinha Farias, a primeira gestora da escola, tendo assumido o cargo desde a sua fundação, no dia 31 de julho de 1939 até 1952, momento em que sua tia, Amenayde Farias, assumiu a direção até 1975, completando, assim, 36 anos de gestão escolar por duas irmãs gravataenses. Atualmente, a instituição tem como gestora escolar a educadora Karla Regina, que está à frente da direção desde 2017.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
venceu venceu
0
venceu
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol
gravatahoje

0 Comments

Deixe uma resposta

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
%d blogueiros gostam disto: