Setembro Amarelo: Unidades Básicas de Saúde de Gravatá recebem ações de prevenção ao suicídio


Nesta quinta-feira (12), mais uma importante ação em saúde foi realizada no distrito de Mandacaru. Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, tem promovido diversas ações de conscientização e prevenção durante o mês, nas Unidades Básicas de Saúde – (UBS’s) da cidade, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

“A Atenção Básica tem o objetivo de manter as pessoas informadas para gerar uma qualidade de vida maior entre elas. A cada dia que passa, o índice de depressão aumenta. Não zona rural, isso não é diferente, então, é preciso trabalhar essa discussão em toda a cidade. Com ações realizadas pela Secretaria de Saúde podemos oferecer orientação e caminhos para melhorar a vida da comunidade,” enfatizou José Eudes, Subprefeito do distrito de Mandacaru. 

“Soube desta ação e achei muito importante. Inclusive, adiei compromissos que tinha hoje pra participar dessa palestra, que ajuda demais a população. É preciso a gente aprender pra poder ajudar uns aos outros,” disse Maria Dulce, moradora do distrito há 42 anos.

Sob a temática “Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida”, profissionais da saúde, como médicos, psicólogos e enfermeiros, levam a temática através de palestra e debate para as comunidades.

“Começamos esta campanha do Setembro Amarelo desde o início do mês nas unidades e temos o intuito de prevenir o suicídio e alertar a população, voltando o olhar para esse tema que é uma realidade, mas que muitas vezes, fica esquecido. É preciso que as pessoas entendam como as enfermidades de cunho mental são sérias e que as políticas públicas também precisam prestar cuidados para com a comunidade nesse sentido também,” ressaltou Isis Baima,  Supervisora de Território da Secretaria de Saúde.

“Estamos dando ênfase a isso devido ao grande índice de pessoas que se suicidam, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Estima-se que, a cada 40 segundos, uma pessoa tire a sua vida e, no nosso país, essa é considerada a segunda maior causa de morte,” explicou Daniele Alves, médica da USB de Mandacaru.

A programação do Setembro Amarelo em Gravatá segue até o fim do mês em todas as UBS’s, sempre com início a partir das 8h30.

Confira a programação completa:

16/09

UBS Ricardo Valmir

17/09

UBS CAIC I e II

UBS Nielson Lucivânio

18/09

UBS Maria Gomes

UBS Avencas

19/09

PACS I e II

UBS Uruçu-Mirim

24/09

UBS Ana Caminha I e II

UBS Maria Auxiliadora

UBS Avencas

26/09

UBS Lagoa do Fernando

PACS I e II

UBS Auta Soares 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

bravo bravo
0
bravo
confuso confuso
0
confuso
falhou falhou
0
falhou
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
aff aff
0
aff
venceu venceu
0
venceu
hate hate
0
hate
lol lol
0
lol
gravatahoje

0 Comments

Deixe uma resposta

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
%d blogueiros gostam disto: