Cuidar da saúde e promover hábitos de vida mais saudáveis. A Campanha ‘Sou Azul’ tem trabalhado com o público masculino, oferecendo serviços de saúde em plantões noturnos, ampliando o horário de atendimento para proporcionar uma mais comodidade e trazendo os homens às Unidades de Saúde do Município.

Uma vez por mês, a Noite do Homem é realizada em cada USF, oferecendo atendimento médico, odontológico, realizando testes e exames, e estimulando cuidados diários com a saúde, seja na alimentação, no uso de protetor solar ou na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Carlos Clécio, marceneiro, afirma que não possui o hábito de buscar atendimento preventivo e que a ação despertou o interesse em se cuidar mais.

“A gente só procura médico quando está doente, não tem muita preocupação em saber como estão as taxas, a pressão e até se tem alguma coisa errada com nosso corpo. A falta de tempo e de dinheiro também acaba atrapalhando, porque cada exame desse é caríssimo e é difícil para gente fazer. O Prefeito e sua equipe está de parabéns por criar esses atendimentos” disse.

O Urologista, Mário Correia, alerta sobre os altos índices de vítimas que devido a falta de cuidado com o próprio corpo acaba desenvolvendo casos graves de doenças.

“É quase que cultural o homem não buscar atendimento preventivo, ele só busca assistência em última instância. Hoje temos no Brasil quase 2 milhões de casos de câncer de próstata por ano, fazendo o diagnóstico no início há cura, mas se só descobre no final, não há muito o que fazer. Portanto essa ação é necessária, pois estimula os homens a cuidarem de sua saúde” explica.

De acordo com o relatório do Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa (Posto 1), os números de homens que estão aderindo a campanha dobraram em comparação ao mês passado.

“Ficamos felizes em ver que o nosso trabalho está ganhando proporção e beneficiando cada vez mais os homens de Gravatá. O número de atendimentos ao público masculino em dias normais nas Unidades de Saúde são bem baixos e com a campanha Sou Azul estamos atingindo nosso objetivo de promover saúde pública para ambos os gêneros, tanto na zona urbana quanto na rural” afirma Fernanda Santana, Secretária Interina de Saúde.

Fotos: Anderson Souza / SECOM Gravatá

Gravatá Hoje

Comentários no Facebook