O Prefeito Joaquim Neto reafirma que a educação é prioridade na sua gestão. Com o intuito de incluir todas as crianças e jovens, tanto da zona urbana, quanto da zona rural nas escolas, combatendo o analfabetismo e a evasão escolar, a Secretaria de Educação organizará mutirões para realizar visitações nas residências das comunidades para a conscientização da importância do processo educativo.

O objetivo das visitas será, principalmente, fazer um levantamento do número de crianças e jovens que estão fora da escola. Assim, através da conscientização das famílias sobre a importância da educação na vida dos filhos, levando o maior número de estudantes possível para o âmbito escolar.

A Diretora de Gestão Escolar, Simone Lira, afirma que esse contato com as famílias é de extrema importância.

“Toda a equipe da Secretaria de Educação está empenhada em fazer parte dessa ação. Sabemos da importância de mostrar aos pais o quanto a escola é essencial na vida de seus filhos. Quando vamos até as casas, os moradores se sentem privilegiados e notam o quanto estamos empenhados na educação de suas crianças”, falou.

Esse formato de divulgação antecipada para o período de matrículas é a grande novidade. Além das visitações porta a porta, a campanha segue nas redes sociais, em mídia local, carros de som e nas próprias escolas. Também será realizada panfletagem em toda a cidade.

A Secretária de Educação, Íris Dias fala sobre a importância de matricular as crianças desde cedo nas escolas.

“É necessário que a criança tenha esse contato com a escola desde cedo. Assim, podemos garantir um melhor futuro não só para elas, mas para toda a sociedade. É importante também realizar as matrículas no início do prazo, pois, assim, conseguimos garantir todos os direitos previamente, como fardamento, kits escolares e a oferta de merenda”, explicou.

Segundo dados do Censo Escolar, 8.877 alunos foram matriculados na rede municipal em 2017. No ano de 2018, o número aumentou para 9.066. A expectativa para 2019 é que o número de matrículas aumente em 10% com relação ao número de 2018.

Comparativo censo escolar 2017 – 2018

Cronograma para as matrículas 2019:
Renovação de matrículas: 03 a 14 de dezembro de 2018.
Matrículas para alunos novatos: 07 a 19 de janeiro de 2019

Para a realização da matrícula são necessários os seguintes documentos:

2 fotos ¾;
1 xerox do comprovante de residência;
1 xerox da certidão de nascimento do(a) aluno(a);
1 pasta pequena do aluno;
1 pasta pequena do aluno;
Declaração ou histórico escolar da escola que estudou;
Xerox do RG e CPF do pai e da mãe;
Número do NIS do aluno e da mãe;
Tipo sanguíneo;
Carteira de vacinação;
Cartão do SUS.

Gravatá Hoje

Comentários no Facebook