Prefeitura inicia escavações para construção de cisternas na zona rural

0
86

A construção de cisternas na área da zona rural já foi iniciada. A  ação faz parte do programa do Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura de  Gravatá, ASSOCENE (gestora do programa) e ACANOR (empresa responsável pela construção).

Até agora, já foram escavadas 70 cisternas nas comunidades de Avencas de Baixo, Avencas de Cima, Sítio Zezinho e Sítio Tarrafas. Ao todo, 400 famílias da zona rural serão beneficiadas com os reservatórios.

“Esse é um trabalho que vai interferir diretamente na vida dessas famílias, sabemos das necessidades do nosso povo e agora eles poderão conviver com a seca de forma menos agressiva. Nossa expectativa já é entregar a primeira cisterna concluída ainda no final desta semana”. Disse Aarão Neto, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural

As cisternas são de alvenaria e possuem capacidade de 16 mil litros de água, trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório, capaz de garantir água para suprir as necessidades básicas das famílias. A Prefeitura também garantirá o abastecimento através de carros-pipas.

Além da construção dos reservatórios, haverá capacitação sobre os cuidados e manutenção das cisternas, para que as família saibam como tratar da água e utilizar da melhor forma possível.

Comentários no Facebook