O gestor da cidade, Mário Cavalcanti, divulgou a programação nesta sexta (17). Lista inclui Bell Marques, Edson e Hudson, e grandes atrações.

Gravatá vai cair no forró neste São João com shows de estourar a boca do balão. A Prefeitura preparou uma grande programação que vai atender a todos os estilos, do pé de serra ao estilizado, passando por atrações de porte nacional e artistas locais. E o melhor, os shows serão gratuitos.

Entre os nomes de peso que vão botar a população para dançar estão Bell Marques, Edson e Hudson, Brucelose, Capim com Mel, Amigos Sertanejos, Nádia Maia, Picape Turbinada, Maria da Paz, Galeguinho de Gravatá e Don Tronxo. Todos esses vão se apresentar no palco principal, no Parque de Eventos Chucre Zarzar, nos dias 23, 24, 25 e 26 (ver programação abaixo).

No Mercado Cultural o forró também vai comer no centro. Os shows serão nos mesmos dias, mas no período da tarde. A programação inclui Bruno do Acordeon, Trio Raízes da Terra, Tio do Acordeon, Catimbel do Forró,Waldir Lira, Terra Nordestina, Fagner Chagas e Forró Legal (confira as datas e horários abaixo). O local será transformado em um grande arraial, com decoração junina, além da culinária regional tradicionalmente servida no local.

  
Gestor de Gravatá, Mário Cavalcanti, explicou que a grade foi construída para atender a todos os gostos. “Temos forró de vários estilos. Procuramos atender a todos; dos que gostam de um ritmo mais dançante aos que preferem aquele ‘forrozinho’ mais lento. Trabalhamos com muito envolvimento para que o gravataense e os que escolherem passar o São João aqui possam aproveitar bastante. Peço que todos brinquem com paz e respeito. Nós faremos o melhor São João de Gravatá”, pontuou.

CRIANÇADA – A criançada também terá vez no São de Gravatá. O domingo (26), último dia de shows no Parque Chucre Zarzar, foi reservado para os mais novos, que vão curtir Anima Kids, A Barca Maluka e Maria da Paz.

ESTRUTURA – Na manhã desta sexta, antes do anúncio da programação, o interventor Mário Cavalcanti comandou uma reunião para acertar os últimos detalhes da festa. Participaram do encontro, realizado na prefeitura, secretários municipais, representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Detran, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

“Além da grande programação, nos dedicamos a montar uma operação bem estruturada, que vai garantir a realização da festa. Cada órgão, dentro de sua competência, vai trabalhar em parceria com a prefeitura no sentido de otimizarmos os esforços e assegurarmos um grande São João em Gravatá”, destacou Mário Cavalcanti.

CUSTOS – Por encontrar-se sob Intervenção Estadual, a Prefeitura de Gravatá fica impedida de aportar recursos do tesouro municipal na festa. Para realizar o São João, a prefeitura licitou o espaço onde os shows acontecerão. A produtora que venceu a licitação captou os patrocinadores e contratou os artistas.

ESPAÇO DA ACESSIBILIDADE – Montagem de um Camarote destinado às pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, com capacidade máxima para 100 (cem) pessoas incluindo 01 (um) acompanhante, com todas as normas técnicas que o público presente necessite.

SAÚDE – A equipe médica do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa será reforçada, tendo 4 médicos por plantão. Já no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, haverá uma ambulância com um técnico de enfermagem todos os dias no local. O SAMU estará de prontidão.

PARQUE DA CIDADE – Haverá a realização de brincadeira juninas, mediadas por recreadores, como corrida de saco, dança da laranja, corrida do ovo, pescaria, arremesso ao alvo, entre outras, além da comercialização de comidas típicas de São João. A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer credenciará pequenos comerciantes locais. O evento acontece no dia 22 de junho. Artesãos da cidade terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos no hall de entrada do parque, onde será montada a feira de artesanato.

POLO MOVELEIRO – O Polo Moveleiro foi contemplado com uma decoração junina que contará com um pórtico e, será montada a partir do dia 16 com o apoio da EMPETUR. Além disso os comerciantes do local contrataram uma Banda de Pífano que fará apresentações itinerantes durante o período de 23 a 26 de junho.

CONCURSO DE QUADRILHAS – No dia 22 de junho, às 16h, o anfiteatro do Parque da Cidade, receberá o concurso de quadrilhas matutas de grupos de escolas (dança, teatro) e apresentação da Quadrilha Traquejo. A quadrilha vencedora guiará os demais participantes e o público do local saindo do Parque da Cidade até o Pátio de Eventos, dando as boas vindas ao São João e animando as ruas da cidade com o auxílio de um trio forrozeiro de som.
O primeiro lugar do concurso receberá como prêmio, um passeio de Catamarã na cidade do Recife. O segundo e terceiro lugares receberão como prêmio um passeio turístico à cidade de Olinda. As três quadrilhas vencedoras do 1º Festival de Quadrilhas Juninas das Escolas Municipais de Gravatá, receberão sua premiação em data a ser definida, posteriormente.
Programação:

Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar

A partir das 20h

23 de junho

Forró da Brucelose

Nádia Maia

Bell Marques
24 de junho

Pikap Turbinada

Galeguinho de Gravatá

Edson e Hudson

25 de junho

Amigos Sertanejos

Capim com Mel

Don Tronxo
26 de junho – Arraiá das Crianças

A partir das 16h

Animakids

A Barca Maluka

Maria da Paz
Programação Mercado Cultural

A partir das 13h

23 de junho

Bruno do Acordeom

Trio Raízes da Terra
24 de junho

Tio do Acordeom

Catimbel do Forró
25 de junho

Waldir Lira

Terra Nordestina
26 de junho

Fagner Chagas

Forró Legal

Fotos: Ednaldo Lourenço / Divulgacão 

Comentários no Facebook