As futuras mamães atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da maternidade do Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa (HMDPVP).

A visita faz parte do quarto módulo do curso oferecido para as gestantes atendidas pelo município. A ação é desenvolvida pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Núcleo de Apoio à Família (NASF), que tem como objetivo, preparar as mamães e suas respectivas famílias para chegada do bebê, além de contar com orientações sobre os cuidados com amamentação, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, puerpério e vínculo familiar.

“Quando elas conhecem o ambiente onde poderão ter seus bebês fica mais confortável, porque passa mais segurança e elas criam um laço com a equipe que irá atendê-las, deixando a experiência mais agradável” disse Sheila Pontes, coordenadora de enfermagem do HMDPVP.

Mãe de primeira viagem, a adolescente Flavianne Barbosa realizou o curso ao lado de sua mãe, Flávia Barbosa que destaca a importância de viverem este momento juntas.

“Eu tinha um pouco de medo de chegar na hora de ter o bebê e me deparar com tantas novidades, agora eu já estou mais segura porque conheci a equipe, conheci a maternidade e tenho recebido muita orientação e apoio de todos da Prefeitura e da minha família” disse Flavianne. “Estive com ela desde o primeiro momento porque sei que o apoio familiar é necessário. Estarei aqui no parto e vou ajudar no que eu puder” acrescentou Flávia.

O curso voltado para as gestantes deve continuar a ser realizado nas Unidades de Saúde da Família, estimulando a participação familiar e proporcionando atendimento com profissionais de psicologia, fisioterapia, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos, médicos e enfermeiros.

“O curso terá continuidade para que possamos atender cada vez mais gestantes e enfatizar ainda mais, a importância da participação dos pais, que faz toda diferença. Felizmente, estamos desempenhando com êxito esse objetivo”, finaliza Geane Pacheco, enfermeira da USF Patrícia Nery, localizada na rua do Norte.

Gravatá Hoje

Comentários no Facebook