O Prefeito Joaquim Neto, ao lado do Vice-Prefeito Danilo Melo, se reuniu na manhã desta segunda-feira (15), no Paço Municipal, com representantes de órgãos públicos do município e com autoridades policiais, para acertar os últimos ajustes do planejamento estratégico de segurança e logística para a programação da Semana Santa em Gravatá.

“Estamos fazendo essa última reunião de planejamento antes da Semana Santa para evitar que o município seja pego de surpresa durante a programação. Hoje, foram ajustadas aqui, as informações dos reforços de segurança, das operações que serão implementadas, na área de mobilidade, limpeza e saúde, por exemplo. Algumas mudanças durante o período também foram anunciadas para receber o público com mais fluidez no trânsito. Então, tudo está sendo preparado para que seja um sucesso ainda maior do que foi no ano passado, ” falou o Prefeito Joaquim Neto.

“Estamos fazendo essa última reunião de planejamento antes da Semana Santa para evitar que o município seja pego de surpresa durante a programação. Hoje, foram ajustadas aqui, as informações dos reforços de segurança, das operações que serão implementadas, na área de mobilidade, limpeza e saúde, por exemplo. Algumas mudanças durante o período também foram anunciadas para receber o público com mais fluidez no trânsito. Então, tudo está sendo preparado para que seja um sucesso ainda maior do que foi no ano passado, ” falou o Prefeito Joaquim Neto.

Paulo Vilar, Comandante da Guarda Municipal, explica as mudanças que o trânsito sofrerá a partir da quinta-feira (18).

“A mudança no trânsito começa na próxima quinta-feira, a partir das 5h da manhã. A estrutura toda do evento estará já montada na quarta-feira, para estar tudo pronto no dia seguinte. O trânsito já vai estar invertido nos dois sentidos da via local da cidade. Vamos ter uma base física, em conjunto com o DER, no giradouro, onde vão permanecer 4 agentes e mais 8 guardas municipais, das 5h da manhã até as 21h, quando terminar o fluxo,” explicou.

Estiveram presentes no encontro representantes da Polícia Civil, Militar, Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, do Detran, bem como das Secretarias de Turismo, Defesa Civil, de Infraestrutura, Vigilância Sanitária, da Compesa, Celpe, e do Departamento de Estradas de Rodagem – (DER).

A programação da Semana Santa inicia a partir desta quinta-feira (18) e vai até o sábado (20). As festividades no município começam com o tradicional espetáculo teatral da Paixão de Cristo e com shows no sábado (20), no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, além de programação no Mercado Cultural. As atrações serão divulgadas em breve.

Confira as mudanças e implantações nesse período:

SEGURANÇA
A Polícia Civil estará de plantão 24h, junto à Polícia Militar com a utilização de mais viaturas. Ao todo, serão 239 policiais trabalhando durante o período, sendo só 125 no Pátio de Eventos, contando, também, com o apoio da Lei Seca.
O Corpo de Bombeiros promoverá a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e atuarão em ações preventivas de segurança, que tem início a partir já desta segunda-feira (15). A brigada Irá colaborar, ainda, na ampliação de turnos de trabalho em observação constante e na disponibilização de mais viaturas de resgate em casos de emergência.
A Polícia Rodoviária Federal já começou desde o sábado (13) e seguirá até (21), intensificando a segurança das estradas com 51 policiais rodoviários federais e uma aeronave.
O Detran atuará antes e depois do evento com viaturas durante o dia para fiscalizar o trânsito e fará blitz no período da noite.

INFRAESTRUTURA
A Secretaria de Infraestrutura apoia o evento na intensificação da limpeza das ruas junto à empresa Via Ambiental, responsável pela limpeza urbana da cidade. Em parceria com a CELPE, a secretaria também estará fiscalizando a iluminação pública e realizando possíveis reparos nos principais pontos do evento. Além disso, o saneamento básico também receberá atenção especial no que diz respeito à manutenção e melhor qualidade do serviço.

SAÚDE
A Secretaria de Saúde atuará em uma estrutura montada especialmente para a época, no Pátio de eventos, oferecendo serviço de atendimento e pronto-socorro aos gravataenses e turistas com profissionais especializados, para possíveis casos de emergência.
Junto à Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Saúde irá realizar ações de conscientização e prevenção durante as festividades.
A Vigilância Sanitária ficará responsável pela fiscalização de produtos comercializados durante a programação, observando questões como validade, uso correto das vestimentas dos comerciantes e conservação das bebidas e alimentos.

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

Gravatá Hoje

Comentários no Facebook